quarta-feira, 7 de maio de 2008

Reciclar no ambiente doméstico



Que soluções encontraram para melhorar a separação do lixo em casa?

Em minha casa fazemos a reciclagem, por norma incumbimos estes deveres aos mais novos um de 13 anos e outra de 3 anos.
Como não tínhamos espaço para separar o lixo, pomos o lixo dentro de só um único caixote. Tivemos de arranjar uma alternativa, que foi no princípio, por de parte num saco grande o, cartão, plástico e o vidro depois despejávamos no ecoponto mas tínhamos de fazer a selecção manual. Actualmente o presidente da junta de freguesia de Mira-Sintra fez uma campanha de sensibilização à reciclagem, pois quem quisesse adquirir o ecoponto doméstico só precisava de apresentar uma factura da água na junta de freguesia. Acho que uma boa solução para quem quer realmente mudar as coisas no mundo.

De que forma essa separação melhora o tratamento inicial e final?

A tarefa em casa tornar-se-á fácil porque é só supor não custa nada, papel, plástico, vidro, restos de comida … e para os mais novos é bom que eles comecem a colocar no ecoponto, mas também tenham a noção, que se não separarem os lixos, o mundo vai ficar completamente poluído, para não falar que o futuro esta nas mãos deles.

O que pensam de campanhas como está em função dos objectivos que se pretendem?

Primeiro no fundo é sensibilizar as pessoas a aderir. Porque na minha opinião as pessoas de todas as idades têm aderido bem à divulgação da reciclagem, porque se não tivessem os recursos como os ecopontos as pessoas não separam os lixos, mas as pessoas em certas zonas até faziam pressão porque na área delas não havia ecopontos isto prova que as pessoas estão mais cativadas

Nenhum comentário: