sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Racismo e discriminação

  • Relativamente a situações de discriminação social na minha vida, já ocorreu uma situação quando fui a uma entrevista de trabalho para uma firma de segurança privada. Fui abordado com uma pergunta formal da entrevista que era;
    - Você tem tatuagens nos braços?
    E eu respondi que sim, que tinha no antebraço. Logo a entrevistadora respondeu que não podia usar a farda de Verão e que essa era uma norma da firma. Claro que senti alguma injustiça, porque no Verão não tinha cabimento usar camisa de manga comprida.


  • Com respeito a situações de discriminação, vou aprendendo e adquirindo conhecimentos com estas situações, e levam-me a omitir a verdade em certas ocasiões no intuito de não ser penalizado.
  • Acredito que a sociedade em que vivo é muito censuradora, actua com discriminação por tudo e por nada, não acho que haja mudanças para melhor na mentalidade das pessoas relativamente ao preconceito. Posso actuar de modo a contornar certas situações, como mentindo ou omitindo, para beneficiar e não ser discriminado. Penso que não haja soluções menos drásticas para o racismo e discriminação.

    Reflexão:

    Gostei de trabalhar sobre este tema, foi interessante debater as nossas ideias entre a turma da GIII, houve vários casos de racismo e discriminação, claro que todos não estão do mesmo lado.
    Do meu lado posso dizer que sou uma pessoa preconceituosa. Tenho atitudes discriminatórias, vou agindo da forma que a sociedade me educa. Tento manipular as situações para adquirir certas coisas, ou para não ser discriminado. Sei que posso ganhar alguma coisa, mas também posso perder, sei que é relativo ser o melhor ou o pior, só sei que vou aprendendo com os meus erros, mas os erros dos outros também influenciam a minha aprendizagem da vida.
    Posso tentar mudar certas atitudes minhas, mas posso agitar os pensamentos dos outros com mudanças de atitudes, não sei ainda se vale a pena, se calhar vale! Não sei vou pensar :)

Nenhum comentário: