quarta-feira, 9 de julho de 2008



É considerada uma medicina alternativa.
É a utilização da música e os seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento.
O profissional responsável por conduzir o processo musicoterápico é chamado musicoterapeuta. A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia ou como especialização para profissionais da área de saúde, medicina ou psicologia. Em alguns países a musicoterapia também pode ser parte de uma formação em arte-terapia, que envolve, além da música, técnicas de artes plásticas e dança.
Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos. O trabalho pode ser desenvolvido dentro de equipas de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores. Também pode ser um processo autónomo realizado em consultório.
O processo da musicoterapia pode se desenvolver de acordo com vários métodos. Alguns são receptivos, quando o musicoterapeuta toca música para o paciente. Este tipo de sessão normalmente se limita a pacientes com grandes dificuldades motoras ou em apenas uma parte do tratamento, com objectivos específicos. Na maior parte dos casos a musicoterapia é activa, ou seja, o próprio paciente toca os instrumentos musicais, canta, dança ou realiza outras actividades junto com o terapeuta. A forma como o musicoterapeuta interage com os pacientes depende dos objectivos do trabalho e dos métodos que ele utiliza. Em alguns casos as sessões são gravadas e o terapeuta realiza improvisações ou composições sobre os temas apresentados pelo paciente. Alguns musicoterapeutas procuram interpretar musicalmente a música produzida durante a sessão. Outros preferem métodos que utilizem apenas a improvisação sem a necessidade de interpretação. O musicoterapeuta, por outro lado, devido às habilidades necessárias à condução do processo terapêutico, precisa ter proficiência em diversos instrumentos musicais. Os mais usados são o violão, o piano e instrumentos de percussão.



Fonte: www.wikipedia.com

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Colesterol


O que é o Colesterol?
O colesterol nada mais do que um tipo de gordura encontrada ligado com os lipidos da corrente sanguínea.

Para que serve o Colesterol?
  • É uma substância essencial para o nosso corpo
  • Pois ela é encontrada em qualquer tipo da célula de um ser vivo
  • Mais precisamente fazendo parte da membrana celular o qual tem a função de proteger a célula contra qualquer tipo de agressões bem como preservando o metabolismo celular
  • Ela é encontrada também na constituição de vários tipos de hormonais do corpo humano.


Onde o Colesterol encontrado?

  • O colesterol pode ser encontrado de 2 formas:
    1. No nosso corpo humano, é produzido principalmente no nosso fígado
    2. Encontrado nos seguintes alimentos: Carne, frango, peixes, ovos, manteiga, leite integral.


A melhor maneira de prevenir ?

  • Começar pelas mudanças no habito alimentar
  • 1º passo uma dieta saudável
  • Evitar alimentos ricos em colesterol


O ideal;

  • Consumir frutas e hortaliças diariamente
  • Preferir comida, assada, grelhada, refogada ou cozida
  • E muita actividade física
  • Evitar o consumo de tabaco


Dica


Não se esqueçam de fazer o diagnostico periodicamente, com acompanhamento médico